15 julho 2013

XI Troféus Central Comics - Os Vencedores

Com o encerramento do Central Comics Con, foram também revelados os resultados do XI TCC, ao qual tinha aludido antes aqui, junto com breves pareceres pessoais. Felizmente, consta que a sala esteve cheia e que a maioria dos vencedores se fez deslocar ao evento para participar na festa e receber o prémio, assim como compareceram imensos outros nomeados.

Ainda sem fotos do encontro, transponho parte do doc. de imprensa com os resultados, sendo que a estatistica completa vai estar disponível no próprio portal:

Os grandes vencedores do 11TCC foram o autor Rui Lacas e editor Rui Brito, com a editora Polvo a arrecadar 4 dos prémios principais, para Melhor Publicação Nacional e Estrangeira, caracterizadas por obras de teor intimista, e os troféus de Melhor Arte e Argumento, num hat-trick que sinaliza o claro apreço pelos leitores, só observado antes com obras de José Carlos Fernandes (A Pior Banda do Mundo, vencedor de 10 TCCs) e o Filipe Melo/Juan Cava (Dog Mendonça & PizzaBoy, vencedor de 4 TCCs).

Sem demoras, venceram o 11TCC as seguintes obras e autores: em TCCN, venceu o álbum “de autor” Hän Solo (Polvo), de Rui Lacas. A Polvo destaca-se de novo com o prémio TCCE para Três Sombras, de Cyrill Pedrosa, enquanto o TCCH foi atribuído a outra obra franco-belga, Pequenos Prazeres 1 (Contraponto) de Arthur de Pins. Ainda um 3º prémio para obra estrangeira, a categoria TCCC elegeu o livro Wolverine: Arma X (Levoir), de Chris Claremont e Barry Windsor-Smith, integrado na colecção Heróis Marvel – Série II.
Voltando à produção nacional, no TCCT venceu o artbook Amor, de Pepedelrey (El Pep Livros), e em TCCO a curta O Desenho e Eu, de Jorge Coelho, numa BD editada na antologia Zona Desenha (Assc. Tentáculo), um projecto documental inserido na Trienal Desenha ’12 e também vencedor do TCCI.
Por fim, em ambas categorias autorais, TCC-Artista e TCC-Argumentista, e acompanhando a tendência da Melhor Publicação Nacional, sagrou-se igualmente como laureado o autor Rui Lacas, no livro Hän Solo (Polvo). Este é o 4º prémio do Rui no TCC.

*Aproveito para traduzir as siglas do prémio: TCCN – Melhor Publicação Nacional; TCCE - Melhor Publicação Estrangeira; TCCC - Melhor Publicação Clássica; TCCH - Melhor Publicação de Humor; TCCT - Melhor Publicação Técnica; TCCO – Melhor Obra Curta; TCCArt – Melhor Artista (nacional); TCCArg – Melhor Argumentista (nacional).

Volto a referir que a ilustração do poster deste ano foi assinada pela Carla Rodrigues, com design de Hugo Jesus.

Sem comentários:

Publicar um comentário

comentários!?