24 setembro 2024

Quaresma, the Decipherer in Graphic Novel | Quaresma, o Decifrador em Banda Desenhada

Tomorrow, September 25th at 6:30pm, the Camões Library will host the presentation of the three volumes of the Quaresma, the Decipherer series, by author/editor Mário André, who since 2022 has been adapting Fernando Pessoa's century-old detective novels into comics.
The discution panel with the author will be moderated by Ricardo Belo de Morais, librarian at Casa Pessoa, and by Nuno Ribeiro, Pessoa researcher, and I will participate as editorial consultant for the series and contributor with the article 'Fernando Pessoa in Graphic Novel', included in the latest book.

Fernando Pessoa's collection contains a series of detective stories, unpublished at the time of the poet's death, and whose central character is Dr. Abílio Quaresma, who is described as a “doctor without a clinic” and decipherer of “real-life riddles”.
Mário André's work in adapting these detective stories to comics constitutes an important milestone for the dissemination of Pessoa's work in the field of graphic arts, as he is the author who published the most Pessoa's adaptations in sequential art. At the session, the upcoming project, for 2025, will also be mentioned.

Entry is free, at Largo do Calhariz, 17 1º Esq, Lisbon.


Amanha, dia 25 de Setembro às 18h30, tem lugar na Biblioteca Camões a apresentação dos três volumes da série Quaresma, o Decifrador, do autor/editor Mário André, que desde 2022 adapta para banda desenhada os romances policiais centenários de Fernando Pessoa.
A sessão de conversa com o autor será moderada por Ricardo Belo de Morais, bibliotecário da Casa Pessoa, e por Nuno Ribeiro, investigador pessoano, e eu vou participar enquanto consultor editorial da série e contribuidor com o artigo ‘Fernando Pessoa em Banda Desenhada’, incluído no último livro.

No espólio de Fernando Pessoa encontra-se uma série de histórias policiais, inéditas à data da morte do poeta, e que têm como personagem central Dr. Abílio Quaresma, que é descrito como um "médico sem clínica" e decifrador de "charadas da vida real".
O trabalho de Mário André na adaptação para BD destas histórias policiais, constitui-se como um importante marco para a divulgação da obra pessoana no âmbito das artes gráficas, sendo ele o autor que publicou mais adaptações para arte sequencial de Pessoa. No encontro, vai também ser referido o projecto vindouro, para 2025.

A entrada é livre, no Largo do Calhariz, 17 1º Esq, Lisboa.

Update/Actualização:

A few photos from the presentation.../Algumas fotos da apresentação...

22 setembro 2024

International Peace Day - Super-Heroes for Peace | Dia Internacional da Paz - Os Super-Heróis da Paz

The International Day of Peace: A Tribute to Real Life Heroes takes place on September 21st, at 9pm. The event promoted by ACNUR (Agengy of ONU for Refugees) and with coordination by Djinn Creative Labs took place online, with several celebrity guests, such as Pedro Abrunhosa, Marco Horácio and João Blumel, and moderated by jornalist Rui Alves de Sousa.

To illustrate the initiative, graphic artists and comics authors Carla Nazareth, Joana Rosa, Carlos Fernandes and I were invited, who create artworks inspired by the stories of refugees' triumphs. Each work is a tribute to true heroes who face unimaginable challenges and emerge stronger.
The artworks are available for purchase in prints, with the sales going towards ACNUR’s social support initiatives.


O Dia Internacional da Paz: Uma Homenagem aos Heróis da Vida Real teve lugar dia 21 de Setembro, às 21h. O evento solidário promovido pela ACNUR (Agência da ONU para Refugiados) e com coordenação da Djinn Creative Labs decorreu online, com várias celebridades convidadas, como Pedro Abrunhosa, Marco Horácio e João Blumel, e com moderação pelo jornalista Rui Alves de Sousa.

A ilustrar a iniciativa, foram convidados os ilustradores e autores de banda desenhada Carla Nazareth, Joana Rosa, Carlos Fernandes, e eu próprio, que criam artes inspiradas pelas histórias de superação de refugiados. Cada obra é um tributo aos verdadeiros heróis que enfrentam desafios inimagináveis e emergiram mais fortes.
Os trabalhos estão disponíveis
em prints A3, com as vendas a reverter para o apoio social da ACNUR.

16 setembro 2024

April, Carnation Showers at II FFBDA | Abril, Cravos Mil no II FFBDA

Alpiarça once again hosts the FFBDA (Alpiarça Fanzines and Comics Festival), a show dedicated to the practice of amateur publishing in all its aspects, with greater expression in comic books. Created by alpiarcense author Mário André (Quaresma, the Decipherer) and organized by Associação Tentáculo, in partnership with the city, the 2nd FFBDA takes place between the 20th and 22nd of September. All information HERE.

This year, I am present at the collective exhibition “
Freedom”, which showcases the anthological book April, Carnation Showers: Stories of Freedom, by the group TágIIde, on display at Casa dos Patudos. I will also participate in the presentation, “April, Carnation Showers: Memories, Visions and Illusions”, on September 21st, at 4:30 pm.


Alpiarça volta a acolher o Festival de Fanzines e Banda Desenhada de Alpiarça, um salão dedicado à prática de edição amadora em todas as suas vertentes, com maior expressão em BD. Idealizado pelo autor alpiarcense Mário André (Quaresma, o Decifrador) e organizado pela Associação Tentáculo, em parceria com a autarquia, o 2º FFBDA decorre entre 20 e 22 de Setembro. Toda a informação AQUI.
Este ano, marco presença com a mostra colectiva “Liberdade”, que expõe o álbum antológico Abril, Cravos Mil: Histórias de Liberdade, do grupo TágIIde, patente na Casa dos Patudos. Participo ainda na apresentação, “Abril, Cravos Mil: Recordações, Visões e Ilusões”, no dia 21 de Setembro, às 16h30.

14 setembro 2024

OverPower: World of Legends – Illustration / Ilustração (2)

A 2nd image of mine for OverPower: World of Legends has been shared, affording me the opportunity to further showcase the artwork. This time, it’s a teamwork card featuring a trio of macabre characters, with Queen of Hearts, Headless Horseman & Sweeney Todd. I though this team-up was genius; we can easily see these three finding something in common in each other.
Again, a basic orientation for the artwork had been given leaving me to find a way to present it. I originally tried to have them in a surreal setting, with clowdy skies behind and floor with chessboard themes, but given we already had an overcrowded card I had to just focus on the figures themselves.

The card game returns after twenty years with a new deck very soon, through a Kickstart campaign that begins on
October 15th.


Uma segunda imagem minha para 
OverPower: World of Legends foi partilhada, dando-me a oportunidade de mostrar mais esta arte. Desta vez, é uma carta de equipa com um trio de personagens macabras, a Rainha de Copas, o Cavaleiro Sem Cabeça e Sweeney Todd. Achei esta equipa genial; podemos facilmente ver estes três a encontrarem algo em comum um nos outros.
Novamente, foi-me dada uma orientação básica para a obra cabendo-me encontrar uma forma de a apresentar. Originalmente, tentei pô-los num cenário surreal, com um céu turvo atrás e um chão com temas de tabuleiro de xadrez, mas como já tínhamos a carta sobrelotada tive de me focar apenas nas próprias figuras.

O jogo de cartas regressa em breve após vinte anos com um novo baralho, através de uma campanha Kickstarter que começa no dia
15 de outubro.

12 setembro 2024

OverPower: World of Legends – Illustration / Ilustração (1)

The OverPower: World of Legends has begun gearing up for the revival of this popular collectible card game, which launches on October 15th, at Kickstarter. Among the first illustrations showcased by the company’s social media is one of mine, featuring Billy the Kid's Power Card.

Given that card has been shared, here’s its artwork progression. The essence of the image had been given by the team, so I just had to find a composition to make it work and sketched two options. The first showed a classic non-descript cowboy and the second embrassed Billy’s youth and wickedness, getting more historically specific with his hat and scarf, and general atire.
Although the cards are small and include information graphics,
OverPower holds a huge legacy regarding artwork quality, so I elected to hand draw this in A4 format, to get a good amount of detail in the image.


The OverPower: World of Legends começou a preparar-se para o ressurgimento deste popular jogo de cartas colecionável que vai ser lançado a 15 de Outubro, no Kickstarter. Entre as primeiras ilustrações divulgadas nas redes sociais da empresa está uma minha, com o Power Card de Billy the Kid.

Dado que a carta foi partilhada, aqui está a produção da arte. A essência da imagem foi indicada pela equipa, pelo que só tive de encontrar uma composição que funcionasse e esboçar duas opções. A primeira mostrava um cowboy clássico e a segunda sublinhava mais a juventude e malícia de Billy, sendo historicamente mais específico com o seu chapéu e cachecol, e os trajes em geral.
Embora as cartas sejam pequenas e incluam gráficos informativos, o OverPower guarda um enorme legado em relação à qualidade da arte, pelo que optei por desenhar à mão em formato A4, para atingir uma boa quantidade de detalhes na imagem.

31 agosto 2024

OverPower: World of Legends – Card Game / Jogo de Cartas

The news don’t stop!... I now announce the return of OverPower, one of the most famous and successful collectible card games in the North American industry, which makes a comeback after over twenty years, when it was popularized by the partnership with Marvel Comics and brought those superheroes to the RPG field.
The game returns with OverPower – World of Legends, which adds dozens of iconic heroes from classic literature and mythology to the known cards, thus expanding existing decks, as well as updating rules and game mechanics, while keeping 100% compatibility with the original cards.
The campaign launches via Kickstarter on October 15, 2024!

For my part, I was pleased to be invited to contribute several illustrations. And since one of them was part of the initial announcement, I take the opportunity to share here my interpretation of Billy the Kid in his Power Card.


As novidades não param!… Divulgo agora o regresso de OverPower, um dos mais famosos e bem-sucedidos jogos de cartas colecionáveis da indústria norte-americana, que surge após mais de vinte anos, quando foi popularizada pela parceria com a Marvel Comics e trouxe aqueles super-heróis para o campo dos RPG.
O jogo regressa com OverPower – World of Legends, que adiciona às cartas conhecidas dezenas de icónicos heróis da literatura clássica e mitologia, expandindo assim os baralhos existentes, assim como vai actualizar regras e mecânicas de jogo, porém mantendo 100% compatibilidade com as cartas originais.
A campanha de lançamento via Kickstarter tem arranque a 15 de Outubro de 2024!

Pela minha parte, tive o prazer de ser convidado a contribuir com diversas ilustrações. E visto que uma delas fez parte do anúncio inicial, aproveito para partilhar aqui a minha interpretação de Billy the Kid na sua Power Card.

28 agosto 2024

The Boy in the Bot – Graphic novel / Novela gráfica

The news is out! Writer/publisher Tom Marvelli is launching a new comics universe through his publishing label  Another Door Comics, following a sucessful career at Marvel Comics and Hasbro as brand and licensing executive, and I’ll be along for the ride. The Boy in the Bot explores the futurism/horror side of comics and it’s crowdfunding campaing was just launched at Kickstarter and IndieGoGo. The book starts shipping in December.
I was brought on to help with the artwork of the book, alongside artists Rafael Loureiro and Leo Rodrigues, plus colorist Ren Spiller, and with cover artists Daniela Rivera and Tracie Ching. I’m thrilled to have a go at helping to birth these new characters, especially given Tom’s high quality of writting, that stands amongst the best in the field although this is his creative debut.

Regarding the book,
The Boy in the Bot: What is Project B.L.U.E.? is the first book in an sci-fi trilogy, with a 72-page adventure that follows a lonely boy who, after experiencing a tragic loss, must navigate the complexities of a hostile grown-up world. Struggling with isolation and grief, he finds an unexpected ally in a mysterious robotic companion.
Together, they embark on an epic journey of self-discovery, facing numerous challenges and obstacles that test their courage and resilience. As they travel through perilous landscapes and encounter intriguing characters, they learn the importance of forging new connections and the transformative power of friendship and hope. Throughout their quest, the pair seeks to unravel the mystery of Project B.L.U.E., a hidden enigma that holds the key to understanding their world and themselves, when they uncover truths that challenge their perceptions and redefine what it means to be a family.


A notícia já circula! O escritor/editor Tom Marvelli está a lançar um novo universo de comics com a sua editora Another Door Comics, na sequência de uma carreira de sucesso na Marvel Comics e Hasbro como executivo de marca e de licenciamento, e eu participo na aventura. The Boy in the Bot explora o lado futurista/horror da BD independente e a campanha de financiamento foi agora lançada na Kickstarter e IndieGoGo. A novela gráfica começa a ser distribuida em Dezembro.
Fui contratado para ajudar na arte do livro, ao lado dos artistas Rafael Loureiro e Leo Rodrigues, do colorista Ren Spiller e capistas Daniela Rivera e Tracie Ching. Estou feliz por ajudar a criar estas novas personagens, em especial dada a alta qualidade de escrita de Tom, que está entre os melhores na área embora esta seja a estreia criativa.

Relativamente ao livro,
The Boy in the Bot: What is Project B.L.U.E.? é o primeiro livro de uma trilogia de ficção científica, com uma aventura de 72 páginas que segue um rapaz solitário que, depois de sofrer uma perda trágica, tem de navegar pelas complexidades de um mundo adulto hostil. Lutando contra o isolamento e a dor, encontra um aliado inesperado num misterioso companheiro robótico.
Juntos, embarcam numa viagem épica de descoberta pessoal, enfrentando inúmeros desafios e obstáculos que testam a sua coragem e perseverança. À medida que viajam por paisagens perigosas e encontram personagens intrigantes, aprendem a importância de estabelecer novas ligações e o poder transformador da amizade e da esperança. Ao longo da sua busca, a dupla procura desvendar o mistério do Projeto B.L.U.E., um enigma oculto que contém a chave para compreender o mundo e a si próprios, quando descobrem verdades que desafiam as suas perceções e redefinem o que significa ser família.

08 agosto 2024

Outras Bandas – Reprints / Reforço de tiragens

The Tágide collective ended the cycle of activity with the last award for the 2023 editions, which had as finalist the 10th fanzine, Outras Bandas #9. With this chapter complete, the group's trajectory remains available online, but fans can follow the new group, which debuted with the anthology April, Carnation Showers.
However, there is still a need for one more
bow on the stage before the curtains fall – reprints of Outras Bandas. Although there are still copies available of the last four issues, some collectors have not purchased the initial titles so we will carry out a limited reinforcement of the print run of issues 0, 1, 3 and 5. The editions will be available in the coming weeks for online sale, at book fairs and comics festivals, while supplies last.

In total, here is the final sum of print runs –
Outras Bandas #0 (150 copies), #1 (100), #2 (75), #3 (75), #4 (100), #5 (75), #6 (75), #7 (100), #8 (100), #9 (150) – resulting in 1000 copies published of this fanzine, of which around 50 were offered to critics and booksellers, and approximately 750ex sold throughout four years, publishing a total of 28 authors, in 50 short comics and 200 illustrations.


O colectivo Tágide encerrou o ciclo de actividade com o último prémio a edições de 2023, que teve como finalista o 10º fanzine, Outras Bandas #9. Concluído esse capítulo, o percurso do grupo fica disponível online, mas os fãs podem seguir o novo grupo, que se estreou com a antologia Abril, Cravos Mil.
Todavia, há ainda necessidade de mais um regresso ao palco antes do cair do pano – reedições do
Outras Bandas. Embora ainda existam cópias disponíveis dos últimos quatro números, há coleccionadores que não adquiriram os títulos iniciais, pelo que vamos efectuar um limitado reforço de tiragem dos números 0, 1, 3 e 5. As edições vão estar disponíveis nas próximas semanas para venda online, feiras e festivais, até esgotar o stock.

Ao todo, eis o somatório final de tiragens –
Outras Bandas #0 (150 exemplares), #1 (100), #2 (75), #3 (75), #4 (100), #5 (75), #6 (75), #7 (100), #8 (100), #9 (150) – resultando em 1000 cópias publicadas deste fanzine, das quais cerca de 50 foram oferecidas a críticos e a bedetecas, e dos quais sensivelmente 750ex foram vendidos em 4 anos, publicando ao todo 28 autores, em 50 BD curtas e 200 ilustrações.

04 agosto 2024

Abril, Cravos Mil – Review (3) / Crítica (3)

April, Carnation Showers continues to receive professional reviews in the first few months after its release. Now, Luís Bernardino published his analysis in CentralComics.com...

Luís Bernandino
, in CentralComics:
“Sometimes we discover little cultural gems almost by chance. This was the case of the anthology
Abril, Cravos Mil – Histórias de Liberdade, published by Montijo Township with the collaboration of the TágIIde group, an informal group of comic book authors created in 2024 and which inherited the ideals of the Tágide collective, which was active between 2019 and 2023.
In addition to allowing the activity of comics authors and the dissemination of the sociocultural message, this anthology of eight short comic books provides clues for young people to discover the reason for such an important date. If there is one thing I remember from
[the Revolution of] April 25, 1974, it is the way in which culture, through all its facets and expressions, tried to make an almost illiterate country aware of a reality that had been carefully and purposefully hidden.
Comics were one of the easiest ways to convey messages and the ones that aroused the most curiosity. This anthology made me go back 50 years, and remember the importance of discovering this entire unknown society.


One of the problems with anthologies and collective works is that sometimes the small number of pages in each story does not allow the ideas to be developed, and in the end the work looks more like a patchwork quilt than a finished work. This is not the case. Daniel Maia's editorial coordination was very good and the final result deserves to be welcomed, touching on several points linked to the Revolution without creating major gaps.
The styles of each author are different, the graphic work is varied, the themes too, but the work as a whole is homogeneous and reads in a very pleasant continuity. The present authors are: Jorge RoD! Rodrigues, José Macedo Bandeira, Mário André, Patrícia Costa, António Coelho, Maria João Claré, Yves Darbos and Daniel Maia.

(...)

Softcover book with good binding, with good quality matte paper pages and good printing. An appropriate size for a popular book. Excellent cover by Susana Resende. Good price for the book in question.
April 25th always! It was one of the phrases that was most heard during these celebrations of the 50th anniversary of the 25th of April. Essential so that you don't forget the fragile freedom achieved that day. And it's projects like this that keep that flame burning. It is in the name of this fundamental right that initiatives like this need to be cherished, so that we, our children and our grandchildren, can continue creating, without fear of reprisals.”



Abril, Cravos Mil continua a receber críticas profissionais nos primeiros meses após o lançamento. Foi agora a vez de Luís Bernardino publicar a sua análise no portal CentralComics.com…

Luís Bernardino, in CentralComics.com
Por vezes, descobrimos pequenas pérolas culturais quase por acaso. Foi o caso da antologia Abril, Cravos Mil – Histórias de Liberdade, editado pela Câmara Municipal do Montijo com a colaboração do grupo TágIIde, um grupo informal de autores de banda desenhada criado em 2024 e que herdou os ideais do coletivo Tágide, que esteve ativo entre 2019 e 2023.
Para além de permitir a atividade de autores de BD e a divulgação da mensagem sociocultural, esta antologia de oito curtas BDs, permite lançar pistas aos mais novos para que descubram o porquê de tão importante data. Se há coisa que recordo do 25 de Abril de 1974, é a forma como a cultura, através de todas as suas facetas e expressões, tentou que um país quase analfabeto tomasse conhecimento de uma realidade que tinha sido cuidadosamente e propositadamente escondida.
A BD era uma das formas mais fácil de passar mensagens e das que despertava mais curiosidade. Esta antologia fez-me voltar 50 anos atrás, e recordar a importância da descoberta de toda essa sociedade desconhecida.

Um dos problemas das antologias e das obras coletivas, é que por vezes o pequeno número de páginas de cada história não permite desenvolver as ideias, e no final a obra parece mais uma manta de retalhos que uma obra acabada. Não é este o caso. A coordenação editorial do Daniel Maia foi muito boa e o resultado final merece ser saudado, tocando em vários pontos ligados à Revolução sem criar grandes quebras.
Os estilos de cada autor são diferentes, o trabalho gráfico é variado, as temáticas também, mas a obra no seu todo é homogénea e lê-se numa continuidade muito agradável. Os autores presentes são: Jorge RoD! Rodrigues, José Macedo Bandeira, Mário André, Patrícia Costa, António Coelho, Maria João Claré, Yves Darbos e Daniel Maia.

(...)

Livro em capa mole com boa encadernação, com páginas em papel baço de boa qualidade e com boa impressão. Um tamanho adequado para um livro de divulgação. Excelente capa de Susana Resende. Bom preço para o livro em causa.
25 de Abril sempre! Foi uma das frases que mais se ouviu nestas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. Fundamental para que não se esqueça a frágil liberdade conquistada nesse dia. E são projetos como este que mantêm essa chama acesa. É em nome desse direito fundamental que iniciativas como esta têm de ser acarinhadas, para que nós, os nossos filhos e os nossos netos, possamos continuar a criar, sem medo de represálias.“

31 julho 2024

CoBrA: Operação Goa – Review / Crítica (10)

This one went under the radar… Back in 2022, Portugal’s main online bookstore Wook published a Top 5 of the Best Portuguese Graphic Novels of that year, where CoBrA: Operation Goa was featured. Not only is that a great acchievement for the book, but it also came with a very positive review – the book’s 21th – by Vera Dantas. Thank you!

Vera Dantas, at WookAcontece:
CoBrA: Operation Goa is the first book in the CoBrA trilogy, illustrated by the award-winning Daniel Maia and written by Mozambican Marco Calhorda, who debuts in this work as a comic book writer. Based on real events, the story focuses on the actions of CoBrA, the Portuguese secret agency led by the controversial agent Jorge Pereira Jardim (1919-1982). This first volume shows us the actions of this agent, protagonist of the story, in the period following the invasion of Goa by the Indian Armed Forces in December 1961. As a consequence of a Salazarist government that refused to follow the winds of change and in the face of the lack of human and material resources resulted in the inevitable loss of Portuguese rule in Indian territory.
The black and white panels, with shots reminiscent of cinema, reveal serious faces, contained and heightened emotions, moments frozen in time, which nevertheless move. In this book, ambition and redemption live side by side, in a story that deserves to be followed.”

 

Esta passou despercebida… Em 2022, a principal livraria online em Portugal, a Wook, publicou um Top 5 das Melhores Bandas Desenhadas desse ano, em que foi destacado CoBrA: Operação Goa. Para além de ser uma grande conquista para o livro, veio também com uma crítica muito positiva – a 21ª da edição por Vera Dantas. Obrigado!

Vera Dantas, in WookAcontece:
CoBrA: Operação Goa é o primeiro álbum da trilogia CoBrA, ilustrado pelo premiado Daniel Maia e escrito pelo moçambicano Marco Calhorda, que se estreia nesta obra como argumentista de banda desenhada. Baseada em acontecimentos reais, a história centra-se na ação da CoBrA, a agência secreta portuguesa liderada pelo controverso agente Jorge Pereira Jardim (1919-1982). Este primeiro volume mostra-nos as ações deste agente, protagonista da história, no período que se seguiu à invasão de Goa pelas Forças Armadas da Índia em dezembro de 1961. Como consequência de um governo salazarista que se recusava a seguir os ventos de mudança e perante a falta de recursos humanos e materiais, seguiu-se a inevitável perda do domínio português em território indiano.
As vinhetas a preto e branco, com planos a evocar os do cinema, relevam rostos sérios, emoções contidas e outras exacerbadas, momentos parados no tempo, que no entanto se movem. Neste livro, ambição e redenção convivem lado a lado, numa história que merece ser percorrida.”

20 julho 2024

Abril, Cravos Mil – Review (2) / Crítica (2)

The anthology April, Carnation Showers, which I coordinated and participated in with the TágIIde group, received the second review from the comics community, this time by JuveBêDê magazine. Thank you very much!

Juvemedia Association, in JuveBêDê:
The cool thing about comics anthologies is that they have short stories for all tastes. And the diversity of styles, both in the narrative and in the drawing, is what gives value to a work like this. There were several books published and re-released on the occasion of the 50th anniversary of the 25th of April and comics was no exception either.

This April we recently read
April, Carnations Showers – Stories of Freedom, an anthology created for Montijo City Council and integrated into the city's festivities for the fiftieth anniversary of April 25, 1974. The edition marked the debut of the new author group TágIIde. The authors are Jorge 'RoD' Rodrigues (Cruzada Negra), José Macedo Bandeira (Aurora Boreal em Reflexos Partilhados), Mário André (Quaresma, o Decifrador), Patrícia Costa (Crónicas de Enerelis), António Coelho (Capitão Morsa e seus Amigos), Maria João Claré (BD Montijo: Antologia I) e Yves Darbos (BD Montijo: Antologia I), plus guest artists Daniel Maia (CoBrA: Operação Goa) and Susana Resende (cover illustration/back cover).

In
April, Carnations Showers – Stories of Freedom, we found eight comics with varied approaches, some more descriptive, others more imaginative, some better laid out and others more dramatic. The truth is that they are all based on the key moments of the revolution, but each author presents his personal vision, ranging from the most historical and factual to the most partisan. As they are short stories, the book is read quickly and anyone who thinks they already know everything about the 25th of April is mistaken, because they always end up learning some more detail.”


A antologia Abril, Cravos Mil,
que coordenei e em que participei com o grupo TágIIde, recebeu a segunda crítica da comunidade de banda desenhada, desta vez pela revista JuveBêDê. Muito obrigado!

Associação Juvemedia, in JuveBêDê:
O que as antologias de Banda Desenhada têm de bom é que têm histórias curtas e para todos os gostos. E a diversidade de estilos, tanto na narrativa como no desenho é o que dá valor a uma obra como esta. Foram vários os livros editados e reeditados por ocasião dos 50 anos do 25 de Abril e na BD também não foi excepção.
Recentemente lemos este
Abril, Cravos Mil - Histórias de Liberdade, uma antologia criada para a Câmara Municipal de Montijo e integrada nas festividades da cidade do quinquagésimo aniversário do 25 de Abril de 1974. A edição marcou a estreia do novo grupo autoral TágIIde. Os autores são Jorge ‘RoD!’ Rodrigues (Cruzada Negra), José Macedo Bandeira (Aurora Boreal em Reflexos Partilhados), Mário André (Quaresma, o Decifrador), Patrícia Costa (Crónicas de Enerelis), António Coelho (Capitão Morsa e seus Amigos), Maria João Claré (BD Montijo: Antologia I) e Yves Darbos (BD Montijo: Antologia I), mais os artistas convidados Daniel Maia (CoBrA: Operação Goa) e Susana Resende (ilustração de capa/contracapa).
Em
Abril, Cravos Mil – Histórias de Liberdade, encontramos oito BDs de abordagens variadas, umas mais descritivas, outras mais imaginativas, umas mais bem dispostas e outras mais dramáticas. A verdade é que todas elas se baseiam nos momentos-chave da revolução, mas casa autor apresenta a sua visão pessoal, que vão do mais histórico e factual ao mais partidário. Como são histórias curtas, o livro lê-se num instante e desengane-se quem acha que já sabe tudo sobre o 25 de Abril, porque acaba sempre por se aprender mais algum pormenor.”


15 julho 2024

Homage to Alma in Lisbon | Homenagem a Alma em Lisboa

The collective exhibition that pays homage to the heroine Alma, which was on display at the 6th Coimbra BD, will be showcased at Cult bookstore in Lisbon (Alvalade, Rua José D’Esaguy 13-B). With the title ‘Navel of the World: 25 Authors, 25 Styles’, the exhibition opens on the 15th and runs until mid-September, now featuring a greater number of artworks. The opening is attended by authors Penim Loureiro and Carlos Silva.


A mostra colectiva de homenagem à heroína Alma, que esteve patente no 6º Coimbra BD, vai estar patente na livraria Cult em Lisboa (Alvalade, Rua José D’Esaguy 13-B). Com o título ‘Umbigo do Mundo: 25 Autores, 25 Estilos’, a exposição inaugura dia 15 e mantém-se patente até meados de Setembro, contando com um maior número de trabalhos. A abertura tem a presença dos autores Penim Loureiro e Carlos Silva.

12 julho 2024

CoBrA: Operação Goa – Ler+

The graphic novel CoBrA: Operation Goa was selected among the fifty books that were selected in the National Reading Plan 2027 – 1st semester of 2024! Check out the full list here.

The National Reading Plan (PNL), created in 2006, constituted an institutional response to low levels of literacy in Portugal, particularly among younger generations. To encourage reading and increase global literacy, a new stage of the PNL program for 2017-202
7 was launched in 2017, called PNL2027. Thus, the Ler+ brand was created, which helps with PNL's main objectives: valuing reading and ensuring equal access to books; the titles that are selected by a panel of prominent personalities from the Portuguese cultural world benefit from this brand as a seal of added value, informing readers in bookstores and supporting acquisitions in public and school libraries.
As a result of this strategy, the balance of recent years is clearly positive, with an increase in school libraries and sales in the book
market, where the youth sector maintains strong growth, with comics and manga being the major drivers. Overall, book consumption has grown by 35% since the end of the pandemic, placing Portugal at the Europe’s top, in certain years maintaining continuous growth in contrast to the declines observed in other important European countries.


O álbum CoBrA: Operação Goa foi seleccionado entre os cinquenta álbuns de banda desenhada que constam no Plano Nacional de Leitura 2027 – 1º semestre de 2024! Consulte a lista total aqui.

O
Plano Nacional de Leitura (PNL), criado em 2006, constituiu uma resposta institucional aos baixos níveis de literacia em Portugal, em particular nas gerações mais jovens. Para incentivar à leitura e elevar a literacia global, foi lançada em 2017 uma nova etapa do programa PNL para 2017-2027, designado PNL2027. Assim, foi criada a marca Ler+, que ajuda nos principais objectivos do PNL: valorizar a leitura e assegurar a igualdade no acesso aos livros; os títulos que são seleccionados por um painel de personalidades de relevo do mundo cultural português, beneficiam dessa marca como selo de valor acrescido, informando os leitores nas livrarias e servindo de apoio a aquisições nas bibliotecas públicas e escolares.
C
omo resultado desta estratégia, o balanço dos últimos anos é francamente positivo, notando-se um aumento de bibliotecas escolares e vendas no sector livreiro, em que o sector juvenil mantém um franco crescimento, sendo a BD e Manga os grandes impulsionadores do mercado. No geral, o consumo de livros cresceu 35% desde o fim da pandemia, pondo Portugal no top europeu, em certos anos mantendo um contínuo crescimento em contraste com as descidas observadas noutros países europeus de relevo.