27 setembro 2018

Barreiro IlustraBD – Encontro com Autores / Meeting with Authors

Anunciado em meados de Agosto, o mais recente evento dedicado à banda desenhada e à ilustração no país – o Barreiro IlustraBD – foi inaugurado no início de Setembro e permanecerá gratuitamente aberto ao público até dia 14 de Outubro, abrangendo a totalidade do AMAC/Auditório Municipal Augusto Cabrita, naquela cidade. Porém, o fim-de-semana a meio ao período da exposição, no dia 22/Sábado, tornou-se o pico da iniciativa, acolhendo o Encontro de Autores promovido pela organização.


Neste encontro, estiveram presentes metade dos autores expostos, oriundos de vários pontos do país e até do estrangeiro – tais como
eu próprio (Daniel Maia) e Carlos Rocha, Diogo Carvalho, Henrique & Duarte Gandum, João Amaral, João Gordinho, João Raz, Luís Belerique, Miguel Falcato, Nuno Saraiva, Patrik Caetano, Paulo Monteiro, Pedro Brito, Pedro Potier, Fernando Madeira, Quico Nogueira, Rui Ramos, Samuel Santos, Sérgio Santos e Susana Resende, bem como membros do The Lisbon Studio e do colectivo Zone Komics –, para juntos participarmos num dia repleto de actividades, desde visita guiada pela mostra, colóquios e apresentações, entrevistas, sessões de autógrafos e um mini-Beco de Artistas.


Idealizado pelo ilustrador/editor
João Raz e co-concebido pela direcção do AMAC, na pessoa de Celeste Beirão, o evento, já garantido para formato anual, demonstrou grande capacidade de organização ao criar 40 mini-mostras de qualidade, dando espaço a autores renomados e a novos talentos, e gerando um excelente ambiente de celebração, a que a hospitalidade dos organizadores e as condições físicas do edifício não são alheias. Não posso deixar de salientar cortesias como a oferta de um buffet aos presentes, incluindo visitantes, e ainda a oferta de postais com a marca do festival e da entidade organizadora, figurando imagens dos artistas convidados.
E se a interacção informal e camaradagem caracterizou a circulação pelo local, o entusiasmo sentido nos colóquios foi deveras sinérgico, onde não havia sequer suficientes lugares sentados para todos; felizmente, a afluência sentida neste dia irá, sem dúvida, legitimar a transferência das conversas para o anfiteatro principal nos próximos anos.
Em suma, o Barreiro IlustraBD junta-se aos outros certames que marcam o calendário de BD em Portugal, como o Coimbra BD, Iberanime, FIBDB, Fórum Fantástico, CCPT, Salão de BD de Odemira e de Viseu, e o Amadora BD, trazendo a celebração da arte sequencial para a margem sul do Tejo. Parabéns à organização pelo sucesso alcançado e obrigado a todos os fãs e colegas que participaram no encontro!


*fotos cortesia da C.M.Barreiro







Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários!?